Presenting the Story Behind Terranova: From Its Creation to the Launch of the Copacabana

Apresentando a história da Terranova: dos primeiros passos ao lançamento do Copacabana

A jornada da Terranova será contada em uma série especial de capítulos que trazem, em detalhes, a essência por trás da marca. Neste primeiro capítulo, vamos conhecer o início dessa história, passando pelo nascimento do conceito da Terranova e pela inspiração de seu fundador, Douglas Emerich, um apaixonado pela relojoaria e pela rica cultura brasileira.

Parte I: Meus primeiros passos na relojoaria 

No final de 2022, enquanto morava nos Estados Unidos, comprei meu primeiro relógio mecânico: um Seiko 5 Sports SRPD55. Essa aquisição foi motivada pelo meu irmão, que havia comprado um Hamilton Khaki Field Murphy. Até então, o melhor relógio que eu já havia possuído era um Casio Illuminator, presente da minha mãe em um aniversário durante a infância.

Lembro-me com nitidez da sensação ao abrir a caixa do Seiko. Era um misto de fascínio e admiração. Apesar de robusto, o relógio transmitia delicadeza. Passei longos momentos observando o mostrador parado, sacudindo o pulso para ativar o movimento dos ponteiros e contemplando o escapamento em funcionamento. Foi nesse instante que me apaixonei pela relojoaria.

Depois de começar a usar meu Seiko, percebi que meu olhar havia mudado. Comecei a reparar nos pulsos das pessoas ao meu redor, procurando alguém que compartilhasse da minha nova paixão. Passei também a observar os relógios de amigos e conhecidos no Brasil, via redes sociais, tentando entender por que, em mais de 30 anos, nunca tinha tido contato direto com um relógio automático.

Minhas descobertas foram surpreendentes: quase ninguém do meu círculo próximo usava relógios automáticos, e muitos nem sabiam o que eles eram. A maioria optava por relógios digitais, smartwatches ou os chamados "relógios de moda", comprados em shoppings ou aeroportos.

Seiko 5 SRPD55 e Terranova Copacabana TNC01

Explorando o mundo da relojoaria 

Decidi me aprofundar. Comecei a consumir conteúdos sobre relojoaria nas redes sociais e no YouTube. Esse mergulho me apresentou novas marcas, modelos e movimentos. Ao mesmo tempo, percebi um crescente interesse pelo tema no Brasil, com o aumento de conteúdos especializados e uma comunidade entusiasmada nas redes sociais.

Foi nesse contexto que descobri o universo das micro marcas – pequenas marcas independentes que se destacam pela criatividade no design e pela interação próxima com suas comunidades. Essas marcas, muitas vezes, não possuem fábricas próprias, terceirizando a produção e focando no conceito e na identidade de seus relógios. Exemplos notáveis incluem Nodus, Brew, Roue e Statera (esta última, na minha opinião, em transição para uma relojoaria independente).

Marcas independentes maiores, como Nomos, AnOrdain e Carl F. Bucherer, também são uma inspiração. Diferentemente das micro marcas, elas contam com maior estrutura e histórico, além de produzir muitos dos componentes de seus relógios internamente.

Douglas Emerich, fundador da Terranova Copacabana

Quem sou eu

Meu nome é Douglas Emerich. Sou natural de Várzea da Palma, uma pequena cidade no norte de Minas Gerais. Tenho 36 anos, sou engenheiro de minas, casado com a Laila, pai do Lucas e aguardando a chegada da Ana. Já morei em diversas cidades do Brasil e nos Estados Unidos.

Hoje, estou dando um novo passo em minha vida: a criação da Terranova, uma micro marca de relógios que une design original, inspiração na cultura brasileira e um compromisso com qualidade a um preço justo.

No próximo capítulo, vou compartilhar os bastidores da criação da Terranova, incluindo os conceitos que moldaram a marca e o processo criativo por trás do seu primeiro modelo, o Copacabana.

Acompanhe essa jornada e descubra como um sonho tomou forma para celebrar o Brasil e a arte da relojoaria!
Voltar para o blog

1 comentário

Feito com amor e dedicação, será um sucesso! Parabéns!!!

Daniela Carneiro Gonçalves Tolentino

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.